sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ambiente, daqui a quantos anos?

Olá a todos. Hoje trago-vos um tema no qual hoje em dia se estabelece uma relação muito longínqua entre os péssimos efeitos e a preocupação do Homem por apreesentar melhorias.
A Natureza, tal como a conhece-mos está em perigo e, segundo muitos ciêntistas e ecologistas, o planeta Terra pode entrar numa Biodecadência, isto é, muitas espécies de seres vivos poderão desaparecer, incluse o Homem.
A enorme quantidade de gases poluidores e de outras matérias tóixicas libertadas pela acção mecânica criada pelo ser humano, está a aumentar gravemente os níveis de efeito estufa, provocando igualmente um outro conceito: Aquecimento Global. Estes dois problemas farão com que uma intensa vaga de calor comece por derrubar as camadas glaciares que farão aumentar o nível médio das águas do mar. Aí começará a destruição das vias costeiras, seguida da morte de muitos animais e humanos.

Mas afinal, qual ó significado do título desta mensagem?

Daqui a quantos anos, começará o Homem a reagir a estas catástrofes criadas pelo mesmo? Resposta: Quando se vir aflito.
Apesar de muitas pessoas terem a noção dos graves efeitos duma crise como esta, ninguém reage. São muito poucos os que fazem qualquer coisa para salvar a Terra. A maioria acha que o exagero é aplicado pelos ciêntistas e que a Vida não está assim tão mal. POIS ENGANAM-SE!

Faz qualquer coisa por ti, por NÓS!

Toma a tua iniciativa. Eu já tomei a minha, e já reduzo os meus gastos energéticos, sem que viva às custas de "pão e água". Estou igual, apenas com uma diferença, mais ecológico.
Esforça-te!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Grupo de Jovens Amigos de Francisco

Foi fundado a 17 de Janeiro de 2011 o GJAF (Grupo de Jovens Amigos de Francisco). Este grupo de jovens foi criado no âmbito da pastoral do Externato da Luz, mas apesar disso tem como objectivo envolver não só a comunidade educativa (alunos, professores, etc.) mas também ex-alunos e outros grandes associados e seguidores de São Francisco.

O Externato da Luz é um colégio que pertence à província portuguesa franciscana, incutindo assim valores ético-morais como o PERDÃO, a HUMILDADE, a SOLIDARIEDADE, a PAZ e muitos outros, nos quais este grupo se vai basear na realização das diversas actividades a serem desenvolvidas.



Como nos formámos?

A iniciativa da criação do grupo de jovens partiu de 5 alunos que revelaram o interesse em aumentara capacidade crítica dos alunos e em abrir novas portas à pastoral educativa do Externato. Apesar de serem poucos os pioneiros deste movimento, actualmente e de dia para dia, os participantes vão sendo cada vez mais. Estamos bastante satisfeitos por haver mais gente do que o que pensávamos, que quer aprofundar a sua fé na ética Cristã.



Identidade e Dinâmica

O grupo de jovens conta, em termos materiais, com um logótipo, uma sede, um e-mail e um website. Estes quatro elementos servir-nos-ão como passagem de informação e organização de ideias.

A dinâmica do grupo é semelhante à de muitos outros grupos com uma fundamentação Cristã. Os projectos que envolvem o convívio, os fins solidários, as campanhas e movimentos espirituais, estarão sempre ligados a São Francisco e a Jesus Cristo, sendo os mesmos realizados pelos alunos e por todos os participantes.





Website: https://sites.google.com/site/externatogjaf/




Logo

No website é possível encontrar mais informações acerca da identidade, identificação, dinâmica e formação deste grupo de jovens.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Filosofia, um passo religioso?

As Artes do Mundo...


São muitas aquelas que levam ao pensamento, são todas aquelas que vêm do pensamento.
Tudo é a Arte, e não a mera arte.
Será a filosofia a grande arte do pensar? Sim, não, é como se resolver responder, mas acima de tudo, para afirmar uma das respostas, qualquer um tem que pensar. As questões às quais a filosofia tenta responder, são todas, por vezes respondendo até com mais questões. Com todas estas questões será assim dada uma resposta...será a filosofia arte do complicar?...ou do IR MAIS ALÉM?!
A filosofia é aquela que para definir morfologicamente o determinante: A, tem que primeiro achar o significado de todas as outras palavras dessa sua classificação.

ex: a-determinante artigo definido

...o que é um determinante, e um artigo, e qual o significado da palavra definido?

Fica assim dita a filosofia.

A Filosofia é o resultado de mil linhas, em cada uma possível.

domingo, 22 de agosto de 2010

Sou Feliz, porque a vida é...

"Sou feliz, porque a vida é..."


Será este de hoje em diante o lema deste blog. Que seja motivo de reflexão para toda a gente.

Porque a Vida tem que se escrever com maiúscula, e não se deve entregar de braços abertos, o Pegadas na Areia abre as portas aos comentários dos leitores que queiram deixar a sua opinião.

Participe neste debate.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O "Convívio"

Olá amigos, visitantes e todos os leitores desta mensagem que escrevo com um pensamento especial num grande amigo, companheiro e um "inovador" em todas as vidas e corações por onde toca e caminha.


Desde as conversas de valores, ao refugio, até aos passos carinhosos e afectuosos, o convívio é marca de todos os festivais e festins de uma nação. Falando claramente, é o valor que se apresenta em todas as coisas boas, donde se retira, vindo de um desenrolar, uma CONCLUSÃO.

Ao longo da passagem dos anos, o convívio e suas conclusões vão desaparecendo. Infelizmente a sociedade utiliza agora a maior parte do tempo noutras actividades, por vezes inúteis, que não trazem nada de novo.
Ainda assim, principalmente nos dias de hoje, sabe sempre bem sentar-se à mesa com amigos, familiares e conhecidos, contando histórias, factos, debatendo assuntos, etc.

É um PENSAMENTO diferente da máquina. É uma FORMA HUMANA.

O convívio, o agrupamento de pessoas, a conversa de um para um, é uma ética que tem que estar bem presente na vida não da Humanidade mas de cada Homem.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia da Mãe

Celebramos a 2 de Maio o grande Dia da Mãe.
Dia da mãe é todos os dias, pois todos os dias são especiais para uma mãe, assim como para um filho ou uma filha.
Tal como Maria, também todas as mães do Mundo, desde sempre, nos receberam a todos nós e nos educaram daquela que para elas seria a melhor forma de nos mostrar as portas para um futuro promissor.

Nesta mensagem, deixo também as felicidades à minha Mãe:

És única para mim
Um tesouro imenso sem fim
Um diamante ou rubi
Não é comparado a ti.

Nos teus braços me embalas
Deixas-me em ti sonhar
Ó Minha Mãe tão querida
Fazes-me ser feliz a cantar.

Teu rosto delicado
Só olha para mim
Teus Olhos de Princesa
São Riquezas que me fazem ser assim:

Feliz e contente,
brincalhão e esperto,
levo a Vida a sorrir
Contigo por perto.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

2º Passo: chegar a Deus

Olá amigos e visitantes do blog. No último artigo que escrevi, falei um pouco do significado de Religião. Digo um pouco, pois como dizia Shakespeare: "há muito mais entre o céu e a Terra, do que a nossa filosofia conhece".

Terminei esse artigo a falar de um caminho que as pessoas procuravam para chegar a Deus e à Perfeição. Hoje irei falar um pouco acerca de religião com "r" minúsculo.
Ao que se trata de religião com "r" minúsculo, atribuí-se as chamadas Religiões ou Filosofias da Religião. É neste grupo onde se enquadra o Cristianismo, o Islamismo, o Judaísmo, o Budismo, o Hinduísmo, Etc.
Se a História começar com a procura de Deus, alguma coisa terá que ser feita para ao Senhor chegar. As pessoas terão que traçar um caminho com regras, e onde seja estruturado o seu pensamento da melhor forma, de acordo com as suas necessidades de subsistência, psicológicas e físicas. Esses caminhos, actualmente já existem em número significativo, e dentro deles pode-se destacar as grandes religiões como o Cristianismo, o Islamismo, o Judaísmo, etc.
Daí vem a palavra religião: caminho traçado na procura do Sagrado e da Perfeição. Deve corresponder ás várias necessidades de determinada pessoa, de modo a torná-la feliz e com vontade na luta de um Mundo Melhor.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Religião, uma organização comum

A palavra Religião tem dois significados, assim como se escreve de duas diferentes maneiras.
Mudando apenas a letra inicial "R", para minúsculo ou maiúsculo, assim esta palavra pode apresentar duas formas.
Neste artigo, vamos dar o nosso primeiro passo na areia em busca do significado de Religião.
O primeiro passo está descrito num primeiro conviver com Deus. O primeiro diálogo faz-nos perguntar quem é Ele, e qual a sua missão. Qual a sua importância para nós?
O Sagrado-Deus, é um ídolo da perfeição. Quem não gostaria de ser perfeito? ...100% das respostas dizem que ninguém. É uma das, se não a maior característica comum de todos os Homens.
Todos nós, seres humanos, temos esse mesmo objectivo, sendo que por vezes, devido a esse mesmo objectivo ser tão difícil, as pessoas chegam à loucura e perdem o sentido da Vida.
Todos os homens e mulheres têm assim uma crença em Deus, mas não encaram essa mesma palavra como ela é dita, mas sim de uma forma mais "psicológica", e com um sentido apenas e só de perfeição.
Terminado o nosso primeiro passo, iremos em busca de chegar mais perto de Deus e da Perfeição, e aí irá surgir a religião com "r" minúscula. Veremos esse caso na próxima caminhada.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Pegadas na areia

Inicio este blog com um vídeo: "Pegadas na areia"
Que esta mensagem possa levar cada um de vós ao encontro com o Sagrado - DEUS...
Em Jesus Cristo, Deus Pai, se torna presente e nos pega ao colo nos momentos de maior dificuldade.
Nos momentos em que temos mais força ELE simplesmente caminha ao nosso lado porque respeita o que somos como DOM da Sua obra salvadora.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você