terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Grupo de Jovens Amigos de Francisco

Foi fundado a 17 de Janeiro de 2011 o GJAF (Grupo de Jovens Amigos de Francisco). Este grupo de jovens foi criado no âmbito da pastoral do Externato da Luz, mas apesar disso tem como objectivo envolver não só a comunidade educativa (alunos, professores, etc.) mas também ex-alunos e outros grandes associados e seguidores de São Francisco.

O Externato da Luz é um colégio que pertence à província portuguesa franciscana, incutindo assim valores ético-morais como o PERDÃO, a HUMILDADE, a SOLIDARIEDADE, a PAZ e muitos outros, nos quais este grupo se vai basear na realização das diversas actividades a serem desenvolvidas.



Como nos formámos?

A iniciativa da criação do grupo de jovens partiu de 5 alunos que revelaram o interesse em aumentara capacidade crítica dos alunos e em abrir novas portas à pastoral educativa do Externato. Apesar de serem poucos os pioneiros deste movimento, actualmente e de dia para dia, os participantes vão sendo cada vez mais. Estamos bastante satisfeitos por haver mais gente do que o que pensávamos, que quer aprofundar a sua fé na ética Cristã.



Identidade e Dinâmica

O grupo de jovens conta, em termos materiais, com um logótipo, uma sede, um e-mail e um website. Estes quatro elementos servir-nos-ão como passagem de informação e organização de ideias.

A dinâmica do grupo é semelhante à de muitos outros grupos com uma fundamentação Cristã. Os projectos que envolvem o convívio, os fins solidários, as campanhas e movimentos espirituais, estarão sempre ligados a São Francisco e a Jesus Cristo, sendo os mesmos realizados pelos alunos e por todos os participantes.





Website: https://sites.google.com/site/externatogjaf/




Logo

No website é possível encontrar mais informações acerca da identidade, identificação, dinâmica e formação deste grupo de jovens.

3 comentários:

Albertino disse...

Olá Gonçalo e Amigos, paz e bem!
Já tinha manifestado a alegria por vos ver a caminhar no crescimento da Fé e na busca de uma cada vez maior participação ética (moral) da vida e comunidade educativa, tendo sempre por horizonte o exemplo de Cristo e Francisco de Assis.
É bom ver-vos empenhados num ser e estar diferente que marque toda a Comunidade Educativa.
No silêncio peço que me sintais unido na oração e comunhão e na certeza de que sabereis levar em diante os frutos do que outrora se semeou e que, só vós os jovens do hoje, sabereis como fazer frutificar.
Estou e rezo convosco no abraço muito Amigo.
Frei...

Um Encarregado de Educação disse...

Grande Frei, Grande Ser Humano, Grande Franciscano, Grande Professor, Grande Pedagôgo e Amigo...

Quando as sementes são boas e verdadeiras, basta uma rega cuidada para o fruto ser saudável e saboroso.

Na certeza que está sempre no meio destes jovens e amigos que muitas saudades têm de si e do seu trabalho, rezamos todos os dias, juntos no Amor e na Verdade de Cristo.

Ana do Carmo disse...

É verdade, já faltou mais para este Grupo de Jovens fazer um ano, com muitas experiências enriquecedoras e que sem dúvida nos ajudaram em vários aspectos importantes, organização, união, amzade e que criou em nós uma nova forma de vivermos a nossa fé.
Foi um ano espetacular, estou a adorar esta experiência.
É para continuar!

Vamos ter força e seguir o nosso caminho, JUNTOS no GJAF

 
© 2007 Template feito por Templates para Você